Home > Melhores Empresas
Informacoes

O PROGEP-FIA, sob coordenação dos professores André Fischer e Joel Dutra, realiza, em parceria com a Editora Abril, a pesquisa que resulta no Guia Exame Você S/A As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil


Por meio de um legítimo instrumento de mensuração do clima organizacional e questionário de práticas de gestão de recursos humanos balizado por teorias sólidas e atuais, o PROGEP busca contribuir com a melhoria do ambiente de trabalho.


Em outubro de 2014 serão premiadas mais uma vez as 150 Melhores Empresas para se Trabalhar


A lista de empresas publicada no Guia é estabelecida pelo IFT – Índice de Felicidade no Trabalho  composto da seguinte forma:

- IQAT - Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (70% do IFT): formado por resultados relativos à visão do empregado sobre a empresa, nos moldes de uma pesquisa de clima organizacional.

- IQGP - Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas (30% do IFT): formado por resultados relativos a “o que a empresa oferece aos seus empregados”, por meio da análise de material quantitativo e qualitativo e visita dos jornalistas.


Mais detalhes sobre a pesquisa estão no laudo técnico:

Laudo técnico 2014

Laudo técnico 2014 - Empresas Públicas​


Confira mais informações sobre a edição deste ano aqui!



Melhores Instituições Públicas


Em setembro de 2013, foi lançado o primeiro Guia Você S/A As Melhores Instituições Públicas para Você Trabalhar, em parceria com a Editora Abril. Neste ano de 2014, a pesquisa entra em sua segunda edição.


Os professores Joel Dutra e André Fischer, da FEA-USP e coordenadores do PROGEP são responsáveis pela metodologia da nova pesquisa, que segue as mesmas etapas e princípios da pesquisa As Melhores Empresas para Você Trabalhar.


As instituições participantes foram analisadas quanto à percepção dos funcionários públicos e às suas políticas e práticas de gestão de pessoas a partir de questionários desenvolvidos para a realidade das instituições públicas.


O objetivo é criar uma referência sobre boas práticas de Gestão de Pessoas, também na área pública, além de reconhecer as instituições que se diferenciam nesses requisitos.


A lista das instituições públicas publicada no Guia de setembro foi estabelecida pelo IFT – Índice de Felicidade no Trabalho – também utilizado na premiação das Melhores Empresas para você trabalhar. O IFT é composto da seguinte forma:


- IQAT - Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (70% do IFT): formado por resultados relativos à visão do funcionário público sobre a instituição, nos moldes de uma pesquisa de clima organizacional.


- IQGP - Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas (30% do IFT): formado por resultados relativos a “o que a instituição oferece aos seus funcionários”, por meio da análise de material quantitativo e qualitativo e visita dos jornalistas.


Confira o resultado da pesquisa e as instituições públicas classificadas​

 

 
Informacoes
regras mept progep.jpg


 
Informacoes

 

Relatórios Melhores Empresas para Você Trabalhar


 Os Relatórios das Melhores Empresas são desenvolvidos a partir das pesquisas “As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil” e "As 35 Melhores Empresas para Começar a Carreira" publicadas nos Guias Exame e Você S/A da Editora Abril.



Com metodologia desenvolvida por Professores e Equipe de Especialistas do PROGEP-FIA, as pesquisas resultam na melhor e mais completa base de informações de práticas de gestão de pessoas do Brasil.



Esta base de informações dá origem a diferentes formatos de relatórios que possibilitam aplicação direta do conhecimento para ajustes na estratégia e reformulação de processos de gestão de pessoas das empresas.



Confira os modelos de relatórios disponíveis:



1. Benchmarking

Apresenta detalhadamente os resultados da pesquisa, apontando as principais diferenças entre as 10, as 150 e as demais empresas que participaram da pesquisa. São dados os seguintes enfoques:

> Perfil das organizações e população dos funcionários

> Relação das melhores práticas de gestão realizadas pelas empresas em cada um dos temas

> Resultados da percepção dos funcionários em relação à qualidade do ambiente de trabalho (IQAT)

> Dados referentes às práticas de gestão (IQGP)

Disponibilizado em meio impresso apenas.

Destinado a organizações que queiram conhecer as melhores práticas de mercado e o desempenho das melhores empresas na participação do guia, com a finalidade de adequarem seus processos internos e tornarem-se uma das melhores empresas para se trabalhar.

  

2. Retenção

Apresenta e analisa os principais aspectos de retenção, apontados pelos mais 130 mil respondentes desagregados por:

> 10 e 150 melhores

> Setor de atuação

> Gerações (faixas de idade)

> Categoria funcional (cargos)

Disponibilizado em meio impresso apenas.

Destinado a organizações inseridas em ambientes competitivos que enfrentam dificuldades em atrair e reter colaboradores chave para suas operações.

 

3. Setorial*

Relatório semelhante ao Benchmarking com foco no setor solicitado, comparando-se às 10, 150 e demais empresas participantes da pesquisa.

Disponibilizado em meio impresso apenas. / Disponível em quatro semanas após a solicitação.

Destinado a organizações que queiram conhecer as práticas de gestão de pessoas utilizadas por empresas de um mesmo setor, com a finalidade de adequarem seus processos internos.

*Foi realizada uma reclassificação dos setores para que houvesse maior aderência entre a natureza de atividades das empresas.

 

4. IQAT – Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho

Destaca e analisa os resultados de sua empresa, com base na percepção dos grupos de colaboradores, comparando-se aos resultados das 10 e 150 melhores.

Disponibilizado em meio impresso e digital. / Disponível em quatro semanas após a solicitação.

Destinado a organizações que buscam um diagnóstico de sua qualidade do ambiente de trabalho e que tragam comparativos com o desempenho das 10 e das 150 melhores empresas.

Exclusivo para organizações que concorreram ao “Guia Melhores para Você Trabalhar”.

 

5. IQGP - Índice de Qualidade de Gestão de Pessoas

Descreve e analisa os principais resultados da empresa relacionados a cada uma das áreas de Gestão de Pessoas, como Liderança, Carreira e Remuneração, e compara com os resultados das 10 e 150 melhores.

Disponibilizado em meio impresso e digital. / Disponível em quatro semanas após a solicitação.

Destinado a organizações que precisam conhecer as práticas de gestão das melhores empresas comparadas às suas.

Exclusivo para organizações que concorreram ao “Guia 150 Melhores para Você Trabalhar”.

 

6. Personalizado

De acordo com a necessidade e demanda da empresa podem ser desenvolvidos relatórios diferenciados a partir da base de informações geradas pela pesquisa.

Disponível em quatro semanas após a solicitação.

Destinado a organizações com necessidades de informações específicas que possam ser apuradas a partir da pesquisa “Guia 150 Melhores para Você Trabalhar”.


 Acesse o site exclusivo dos Relatórios das Melhores Empresas:

www.relatoriosmelhores.com​

Contato:

Email: relatoriosmelhores@fia.com.br

Telefone: (11) 2659-7035


 

 

 
Informacoes
Informações para a comunidade acadêmica
 
O PROGEP, a partir de seu compromisso com a comunidade acadêmica, disponibiliza o banco de dados das Melhores Empresas para pesquisas de professores e alunos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
 
Os interessados devem consultar o manual de políticas de uso do banco de dados, onde são apresentadas as regras de uso dos resultados da pesquisa
 
Artigos produzidos
Além de disponibilizar as informações, a equipe do PROGEP produz artigos acadêmicos a partir dos resultados gerados pela pesquisa das Melhores para Você Trabalhar. Confira abaixo os artigos:


2013



2012

 


2011


 

  

2010


Percepção de justiça distributiva no clima organizacional​

 
 

2009


 

 

2008


 

 

2007


 
 
Informacoes
    Em maio de 2011, foi lançado o primeiro Guia Você S/A As Melhores Empresas para Começar a Carreira, em parceria com a Cia de Talentos e Editora Abril.
     
    Os professores Joel Dutra e André Fischer, da FEA-USP e coordenadores do PROGEP são responsáveis pela metodologia da pesquisa.
     
    As empresas participantes são analisadas quanto à percepção de seus empregados jovens (18 a 26 anos) e às suas políticas e práticas de gestão de pessoas específicas para esse público.
     
     
    O IFJ – Índice de Felicidade do Jovem – é composto da seguinte forma:
     
    • ISJE – Índice de Satisfação do Jovem com a Empresa (70% do IFJ): formado por dados relativos à visão do jovem sobre a empresa, apurada nos moldes de uma pesquisa de clima organizacional.
    • IQGE – Índice de Qualidade de Gestão da Empresa (15% do IFJ): formado por resposta quantitativa da empresa sobre o que é oferecido ao seu público jovem.
    • Visita (15% do IFJ): apuração realizada por meio de visitas dos jornalistas às empresas pré-classificadas.

 Mais detalhes sobre a pesquisa estão no laudo técnico: 

 
Cronograma da Pesquisa 2014
 

  • Período de inscrições: 09 de setembro a 11 de outubro de 2013.
  •  
  • Período de respostas: Até 20 de novembro de 2013.
  •  
  • Visita às pré-classificadas17 de janeiro a 07 de fevereiro de 2014.
  •  
  • Publicação do GuiaAbril de 2014.
  •  
     
     
     
 
 
<dezembro de 2014>
domsegterquaquisexsáb
30123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910
No Events Scheduled